A hérnia umbilical é o abaulamento na região do umbigo e acontece geralmente devido a pressão dentro da barriga. Apesar de ser mais comum em bebes (geralmente desaparece antes dos 5 anos de idade), ela pode acontecer no adulto e precisa ser tratada com cirurgia para evitar problemas, como complicações no intestino.
Como e formada a Hérnia Umbilical?
Geralmente a hérnia umbilical é formada devido ao aumento da pressão abdominal, causada por obesidade, gravidez, liquido na cavidade abdominal (ascite). Porém, muitas vezes, não apresenta uma causa evidente. Ela dói e pode causar náuseas e vômitos, principalmente quando se faz algum tipo de esforço.
Na maioria dos casos o diagnóstico é clínico, com uma avaliação simples através de um exame físico. Mas quando existem dúvidas, é pedido uma ultrassonografia da parede do abdômen para confirmar a presença da hérnia.
Tratamento da Hérnia Umbilical
O tratamento para hérnia umbilical é exclusivamente cirúrgico, de preferência de modo eletivo, evitando que a cirurgia necessite ser realizada em caráter de urgência, quando o intestino fica preso dentro da hérnia, prejudicando a circulação sanguínea, tornando a cirurgia mais complicada. Quando este é o caso, os sintomas são mais característicos com dores mais intensas na região do umbigo e com várias horas de duração.
A cirurgia eletiva é considerada simples e consiste em fazer um corte na região do umbigo para empurrar a hérnia para dentro da barriga, fechando a parede abdominal com pontos. Também é possível colocar uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça.
Cuidados pós-cirúrgicos:
A recuperação é considerada rápida, mas exigem alguns cuidados como:
– Não realizar esforços como dirigir ou carregar peso por até 10 dias;
– Atividades físicas mais intensas só depois de 1 mês;
– Evitar pegar objetos pesados durante o primeiro mês;
– Usar uma cinta para proporcionar mais conforto.
Conheça mais sobre o Dr. Bruno Onishi e agende sua consulta.