Sol e cicatrizes: saiba como se proteger!

Sol e cicatrizes: saiba como se proteger!



Sol e cicatrizes: saiba como se proteger!

Um dos principais cuidados no pós-cirúrgico é a exposição ao sol, independentemente da cirurgia plástica que tenha sido realizada. Pode ser abdominoplastia, cirurgia de prótese de silicone ou procedimento facial. Tomar sol na cicatriz pode deixa-la escura e isso pode ser irreversível, desse modo é recomendado que se evite qualquer tipo de exposição aos raios solares por pelo menos 30 dias.

No pós-cirúrgico a pele está mais sensível e se recuperando da cirurgia e os raios ultravioletas podem atuar de forma maléfica, dificultando a recuperação completa e interferindo na pigmentação da epiderme. O processo de cicatrização pode variar conforme cada organismo, mas geralmente a exposição solar retarda esse processo. Quanto mais exposto o ferimento ao sol, mais demorada poderá ser a recuperação.

Outro fator que poderá incomodar o paciente é que os raios solares podem alterar a pigmentação na lesão, deixando a cicatriz com uma cor diferente do restante do corpo. Ou seja, evitar a exposição solar é essencial para uma boa recuperação e uma cicatriz mais discreta possível. Abaixo, eu respondo as perguntas mais comuns feitas no consultório:

Quanto tempo depois da cirurgia eu poderei tomar sol?

Recomendamos pelo menos 30 dias sem qualquer tipo de exposição ao sol. Nessa época, a paciente não deve tomar sol na cicatriz em nenhuma circunstância. Se caso já tenha uma viagem marcada, por exemplo, recomendo que passe protetor solar, utilize camisetas e não saia debaixo do guarda-sol. Mas mesmo assim, essa exposição deverá ser por pouco tempo.

Quanto tempo demora a cicatrização?

O processo de recuperação varia muito de cada organismo. Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

Como proteger a minha cicatriz do sol?

Passado o período mais crítico que pode durar 30 dias, é importantíssimo usar um protetor solar com alto fator de proteção e ter atenção redobrada com a região. Além do protetor solar, é imprescindível cobri-las com roupas. Após a exposição, usar muito hidratante, principalmente no local. O objetivo é manter a pele muito hidratada, independentemente da comum perda de água que acontece quando nos expomos aos raios solares.


Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”