Rinoplastia ou Rinomodelação? Conheça as diferenças entre os dois procedimentos

Rinoplastia ou Rinomodelação? Conheça as diferenças entre os dois procedimentos



Rinoplastia ou Rinomodelação? Conheça as diferenças entre os dois procedimentos

A rinoplastia representa cerca de 8% do total de cirurgias plásticas realizadas no Brasil. Ficando em quarto lugar no ranking de um estudo feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS) em 2017.

Os procedimentos não cirúrgicos, como aplicação de botox e ácido hialurônico, por exemplo, também estão muito populares segundo os dados da pesquisa. Foram 5 milhões de aplicações e a rinomodelação está entre elas.

Apesar da plástica no nariz ser um método bastante conhecido, a aplicação de injetáveis para a correção estética do nariz tem se tornado uma escolha muito comum nos consultórios.

 

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico geralmente indicado para quem quer melhorar a estrutura do nariz. Seja com o objetivo de melhorar a saúde ou a estética. Muitas pessoas com problemas respiratórios recebem indicação de cirurgia no nariz para respirar melhor. Já outros pacientes estão insatisfeitos com o formato da estrutura nasal e optam pela correção cirúrgica.
A rinoplastia é definitiva e, também por isso, passa pelo processo de toda cirurgia plástica: realização de todos os exames pré-operatórios e avaliações solicitadas pelo médico. A cirurgia pode ser feita através de duas técnicas: aberta (uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina), e a fechada (com incisões apenas dentro das narinas).

Ambas ficam com cicatrizes praticamente imperceptíveis e a escolha da melhor técnica dependerá do objetivo da cirurgia.  A média de duração é de duas horas e é necessária aplicação de anestesia (geralmente geral). A alta é dada geralmente após 24 horas. O pós-operatório varia para cada paciente, mas normalmente é feito um curativo no local durante a primeira semana. Quando mexe no osso, é colocado também um gesso (aquaplast) por até sete dias.

Edemas e inchaços são bastante comuns e raramente ficam muito evidentes após 7 dias. É indicado fazer compressa fria no local para melhorar os desconfortos que podem aparecer na região. Cerca de mais ou menos 7-10 dias após o procedimento a pessoa já poderá voltar ao trabalho. Grande parte do inchaço regride nas primeiras semanas, porém a regressão total pode demorar alguns meses.

 

O que é a rinomodelação?

A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico. Esta também tem como objetivo dar uma nova estética ao nariz, porém essa mudança é feita por meio de aplicação de ácido hialurônico.

É uma opção indicada quando a pessoa busca definir os contornos do nariz. Elevando a ponta, preenchendo possíveis ondulações, aumentando o dorso e refinando a ponta. Esse procedimento tem aplicação de anestesia local e dura cerca de 30 minutos. (pode variar de acordo com cada paciente e profissional) e a pessoa é liberada no mesmo dia.

A recuperação não exige repouso, mas é indicado que a pessoa evite esforço físico, não pegue peso e não se exponha ao sol e ao calor. Dormir com a cabeça levemente elevada também ajuda no dia da aplicação. O resultado chega a durar 18 meses e é uma alternativa para quem não quer fazer a rinoplastia por conta de alguma restrição.

Somente o médico poderá orientar o paciente sobre o procedimento mais adequado ao seu perfil. Portanto, sempre consulte um profissional de cirurgia plástica para escolher a opção mais adequada.

 

Deseja realizar uma avaliação com o Dr. Bruno? Então agende sua consulta agora mesmo.


Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”