Hoje quero falar sobre uma cirurgia muito importante para pacientes que tiveram que retirar parcialmente ou totalmente as suas mamas devido a um câncer ou por qualquer outro motivo.
A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que envolve diversas técnicas da cirurgia plástica com o objetivo de restaurar as mamas considerando a forma, a aparência e o tamanho.
Muitos benefícios podem ser alcançados através deste procedimento como:
– simetria das mamas quando a mulher usar um sutiã, biquíni ou maio;
– recuperação da forma dos seus seios;
– sensação de bem-estar e auto estima
A reconstrução mamária ajuda a mulher a recuperar a sua autoestima e renova a sua autoconfiança e é um procedimento física e emocionalmente gratificante para a mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação.
Mas é importante ressaltar que a mama reconstruída não substitui a mama natural. Fatores como perda de sensibilidade e cicatrizes visíveis estarão sempre presentes na mama.
Importante: A escolha pelo procedimento de reconstrução das mamas também deve ser muito individual e se baseando apenas na vontade da mulher, sem querer atender desejos de outra pessoa ou para se adaptar a uma imagem ideal.
Como é o procedimento cirúrgico?
A melhor técnica cirúrgica deverá ser definida com o seu médico após a avaliação do seu caso. Às vezes, pode faltar tecido na parede torácica para cobrir e sustentar o implante mamário. Para isso, é necessária a técnica de retalhos com músculo, gordura e pele próprios do paciente para criar ou cobrir o local da mama.
Não necessariamente o implante mamário é utilizado na reconstrução das mamas. Isso irá depender de cada situação e o seu médico irá lhe ajudar a decidir qual é a melhor alternativa para você!
Entre em contato para mais informações ou para agendar uma avaliação.