Ptose palpebral pode ser corrigida através da cirurgia plástica

Ptose palpebral pode ser corrigida através da cirurgia plástica



Ptose palpebral pode ser corrigida através da cirurgia plástica

O que é Ptose Palpebral?

A ptose palpebral é a queda da pálpebra e pode ser ocasionada pelo enfraquecimento do músculo que sustenta a pálpebra devido ao envelhecimento, ou ser congênita, no caso de malformação desse músculo.

Além das questões estéticas, a ptose palpebral também pode prejudicar a visão, já que a pálpebra caída atrapalha o campo visual. Em crianças, quando o caso é congênito, ela pode prejudicar o desenvolvimento normal da visão.

A cirurgia plástica reparadora poderá levantar o músculo afetado reposicionando a pálpebra. A cirurgia, apesar de ser rápida, exige técnica, destreza e conhecimento do profissional, já que a região é muito delicada.

Correção da ptose palpebral

A correção da ptose palpebral é um procedimento extremamente sutil e que requer atenção e cuidado do cirurgião plástico. “Para realiza-la, eu sempre uso os meus óculos com lentes de aumento. Como eles são específicos para microcirurgias, eles proporcionam uma maior clareza nos detalhes”, explica Bruno Onishi, cirurgião plástico que também tem especialização em microcirurgia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.

Em muitos casos, quando é feita a correção da pálpebra caída, é também realizada uma Blefaroplastia que trata, além da correção das pálpebras superiores e inferiores, o excesso de pele na região, as bolsas de gordura que saltam abaixo e acima dos olhos e as rugas envolta dos olhos.

A cirurgia pode ser procurada por homens e mulheres quando o caso não é congênito, com o objetivo de aliviar os sinais de envelhecimento, proporcionando uma aparência facial mais leve. Inclusive, a Blefaroplastia passa desapercebida aos olhos dos outros.

Normalmente a procura por essa cirurgia é a partir dos 40 anos de idade, mas quando o caso da ptose palpebral é congênita, a procura pode acontecer mais cedo. “Por isso é importante avaliar cada caso separadamente, atendendo as necessidades do paciente”, explica Bruno.


Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”