Mamoplastia de Aumento

Mamoplastia de Aumento



Mamoplastia de Aumento

Tudo o que você precisa saber sobre a mamoplastia de aumento

As cirurgias plásticas nas mamas, por motivos de estética ou por saúde, estão entre as mais procuradas pelas mulheres de diversas idades já que os seios são umas das regiões mais valorizadas no corpo feminino. E a mamoplastia de aumento (quando utiliza implantes de silicone para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez), é uma das mais realizadas.

Abaixo, separamos as informações mais importantes que você precisa saber na hora de se preparar para a sua cirurgia:

 

Essa cirurgia é para mim?

Se você se sente desconfortável com o tamanho de seus seios, a mamoplastia de aumento é uma opção a ser considerada já que ela proporcionará:

  • Aumento e projeção dos seios
  • Melhora do equilíbrio corporal

 

Como escolher a prótese de silicone para mamoplastia de aumento?

Atualmente, existem diversos formatos e tamanhos de próteses de silicone e a escolha ideal para você deve ser feita com o seu médico, que poderá avaliar o seu corpo e a harmonia entre as proporções. O importante é sempre respeitar o biotipo de cada paciente.

As mais procuradas são as próteses redondas e cônicas que podem ser encontradas nos seguintes formatos:

  • Perfil baixo e moderado (possuem maior diâmetro e menor projeção, ou seja, a base é mais larga e a altura mais baixa). Geralmente recomendadas para quem tem o tórax mais largo e não quer que os seios fiquem tanto em evidência.
  • Perfil alto (é o perfil mais comum). O diâmetro é menor e a projeção maior. Deixa o colo em evidência, bem marcado e o seios mais destacados. É indicada para quem possui o tórax proporcional e mamas naturais com volume considerável.
  • Perfil superalto (menor base e maior projeção quando comparada as outras). Recomendada para quem tem tórax estreito e seios pequenos.

A prótese de silicone anatômica (tem formato de gota e proporciona aumento da forma e um contorno mais natural) é mais indicada para pacientes que são magras e desejam um formato mais natural possível ou para reconstruir as mamas.

A prótese de silicone cônica pode ser indicada em pacientes que desejam um colo mais natural e com menos volume no polo inferior (que pode dar um aspecto de mama caída).

 

Quais os tipos de incisão das próteses?

Existem três possíveis tipos de incisões para o procedimento: periareolar (pela aréola), axilar (pelas axilas) e inframamária (sob as mamas). A inframamária é a mais comum e a que possui uma cicatrização mais rápida e menos dolorida. Também é importante conhecer os tipos de posicionamento do implante, que podem ser submuscular (atrás do músculo peitoral), suglandular (atrás da glândula mamária) e o subfascial (em cima dos músculos, mas sob a camada fascial e as glândulas).

A escolha da incisão irá depender de diversos fatores como se o corpo da paciente dispõe de tecido mamário suficiente, desejo de evidenciar tanto a prótese, tempo de processo de cicatrização e vulnerabilidade para dor. “Essas escolhas são feitas na hora da consulta, pois cada paciente tem suas características e limitações, então é preciso avaliar cada caso em particular”, explica Bruno Onishi.

 

E a anestesia para realizar mamoplastia?

A anestesia utilizada, independentemente da técnica adotada, pode ser local com sedação ou a geral. Mais uma vez, isso será definido em conjunto com o médico que adotará a melhor opção para a paciente.

 

Como é o pós-operatório?

O período de recuperação após a mamoplastia de aumento geralmente é de 24 a 48 horas. Seguido de um período de repouso de alguns dias. Também é normal sentir desconforto, um pouco de dor e inchaço por algumas semanas, mas isso depende de cada paciente. Abaixo, alguns cuidados importantes que devem ser seguidos:

  • Respeite sempre as orientações médicas
  • Evite levantar os braços acima da cabeça, fazer esforço ou carregar peso por pelo menos três semanas
  • É importantíssimo o uso do sutiã pós-cirúrgico até que o médico libere o uso do sutiã comum
  • Evite o sol pois ele pode causar inchaço e aparecimento de manchas. A exposição completa só é recomendada após seis meses
  • Pode ocorrer alteração da sensibilidade que geralmente é temporária.
  • Academia e atividades de alta intensidade devem ser retomadas conforme orientação médica

É importante ressaltar que a qualidade do resultado depende também da dedicação da paciente em seguir as orientações médicas.

 

Eu poderei amamentar?

Uma dúvida muito frequente está relacionada a amamentação, mas como a prótese fica abaixo da glândula ou abaixo do músculo, as glândulas mamárias sofrem pouca interferência e geralmente estão livres para produzir leite normalmente. As questões são várias e por isso, é importante sempre procurar um médico especialista. De preferência um profissional reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com título de cirurgião plástico. “O diálogo e a confiança entre o médico e a paciente são importantes para que tudo ocorra conforme o esperado e que a mulher atinja o que veio buscar no consultório: um resultado satisfatório que a deixará mais bonita e feliz”, finaliza Bruno.

 

Caso deseje realizar uma avaliação para mamoplastia de aumento ou outro procedimento, entre em contato.


Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”