Lipoenxertia facial: como funciona

Lipoenxertia facial: como funciona



Lipoenxertia facial: como funciona

A lipoenxertia facial ou face lipofilling é um método seguro de modelagem e rejuvenescimento facial. Usando a gordura do próprio paciente é possível amenizar e suavizar linhas e rugas. E também remodelar e repor volumes perdidos no envelhecimento, melhorar algumas características faciais e imperfeições do rosto. A vantagem deste procedimento é que isso não perturbará o equilíbrio do corpo. Outra vantagem é que não causará qualquer tipo de reação alérgica, já que os tecidos enxertados fazem parte do mesmo organismo.

A técnica de lipoenxertia já é muito utilizada em determinadas áreas do corpo e vem ganhando mais espaço em procedimentos faciais. Além da vantagem do material não causar nenhuma reação alérgica, a gordura contém uma gama de células-tronco. Elas são capazes de levar à formação de novas células de tecido cutâneo, proporcionando a renovação da região facial.

Como é o procedimento de enxerto de gordura facial?

Em comum acordo com o paciente, o cirurgião plástico irá retirar o tecido adiposo de uma área selecionada do corpo (pode ser abdômen, quadris e coxas). Após a centrifugação do tecido adiposo, a substância é administrada na área desejada do rosto.

Após o tecido ter sido tratado, que consiste na retirada das células de gordura rompidas, do sangue e dos resíduos de anestésico, a gordura é enxertada em um novo local, por meio de cânulas muito finas. As regiões mais solicitadas são malar, mento, mandíbula, bochechas, lábios e próximo aos olhos para preencher as rugas.

É fato que a lipoenxertia facial é uma das melhores técnicas para devolver o volume à pele e até mesmo suavizar os aspectos de rugas profundas e cicatrizes. Todo procedimento pode ser feito com anestesia geral ou local com sedação.

Os efeitos da lipoenxertia facial

Os resultados são perceptíveis logo após o tratamento e se tornam mais evidentes uma semana após a sessão, quando o inchaço já diminuiu. Os efeitos benéficos da lipoenxertia facial são:

  • Rosto remodelado
  • Dobras e rugas preenchidas
  • Melhoria da tensão e da firmeza da pele
  • Correção da assimetria facial
  • Suavização de características faciais

Uma das vantagens do procedimento está no fato de 30% a 50% do volume implantado ser reabsorvido pelo o organismo e o restante, é permanente. Ou seja, o preenchimento tem uma duração muito maior se feito com a própria gordura do paciente do que se for feito com ácido hialurônico, por exemplo.

Existem contraindicações?

Como todo procedimento médico, é sempre importante ficar atento a saúde do paciente. No caso do preenchimento facial, pessoas com diabetes, que fazem uso de anticoagulantes e portadores de alterações renais ou hepáticas devem evitar o procedimento.

É importante alertar também que são comuns, após o preenchimento facial, inchaços e equimoses (manchas arroxeadas na pele). Em casos mais raros pode acontecer infecção e o acúmulo de líquido na região em que foi realizado o procedimento.

Cuidados pós-operatórios da Lipoenxertia Facial

No dia, logo após a lipoenxertia facial é importante evitar de massagear a região, tomar sol, exercícios físicos nos primeiros 15 dias. Importante também não usar maquiagem e não deitar e nem abaixar a cabeça nas próximas três horas após a aplicação.

 

Entre em contato e agende sua visita com o cirurgião plástico Bruno Onishi.


Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”