Existe limite de idade para fazer uma cirurgia plástica?

Existe limite de idade para fazer uma cirurgia plástica?



Existe limite de idade para fazer uma cirurgia plástica?

A cirurgia plástica de caráter reparador ou estético não tem restrições de idade, mas é importante e respeitar as condições de saúde do paciente antes de realizar qualquer procedimento estético. Ter acima de 60 anos não é fator limitante para cirurgias plásticas e as mais buscadas são as de face (lifting facial), pálpebras (blefaroplastia que é a correção da ptose palpebral), abdômen (lipoaspiração) e mamas (mastopexia, mamoplastia redutora ou mamoplastia de aumento).

Alguns critérios para realizar cirurgia plástica

O que define se um paciente pode ou não realizar um procedimento cirúrgico são as suas condições de saúde, se é fumante ou não, se bebe com frequência, se apresenta doenças crônicas como diabetes, pressão alta e problemas de tireoide. Nesses casos, é sempre importante solicitar exames que façam uma avaliação completa, proporcionando mais segurança na hora do procedimento. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o número de pessoas com mais de 65 anos deve ser de 58,4 milhões e a expectativa de vida deverá passar de 75 anos para 81 em 2060. E a cirurgia plástica pode ser uma importante aliada para o envelhecimento saudável: com autoestima elevada, as pessoas passam a cuidar mais da saúde, praticam atividades físicas, têm vida social ativa, ou seja, envelhecem com mais qualidade de vida.

Mas além de estética, a cirurgia plástica reparadora devolve qualidade de vida ao paciente. É o caso da blefaroplastia quando remove a flacidez da pele na pálpebra que acaba atrapalhando a visão. A mamoplastia redutora ajuda a aliviar o peso dos seios que prejudica a coluna vertebral. O excesso de gordura também pode gerar assaduras, feridas e desconforto.

Cirurgia plástica na terceira idade

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica as cirurgias mais procuradas por pacientes da terceira idade são a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), lifting facial e de sobrancelhas, abdominoplastia e mamoplastia redutora.

Ou seja, a idade não é um fator limitante, mas que requer atenção. Por se tratar de uma cirurgia eletiva, ou seja, que não tem uma obrigatoriedade para ser realizada, caso o paciente apresente alguma condição desaconselhável para a cirurgia, podemos tratar primeiro do problema, para depois avaliar se ele poderá realizar o procedimento ou não. Mas mais uma vez, não é a idade o que impedirá e sim o seu estado de saúde.


Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”