Conheça a Ginecomastia: crescimento anormal das mamas nos homens

Conheça a Ginecomastia: crescimento anormal das mamas nos homens



Conheça a Ginecomastia: crescimento anormal das mamas nos homens

Diferentemente das mulheres, os homens são mais receosos quanto a cirurgia plástica, mas esta é uma tendência que está mudando vertiginosamente principalmente quando eles entendem e aceitam os benefícios que isto poderá trazer à sua autoestima.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cada dois minutos um homem realiza uma cirurgia no Brasil. Uma pesquisa apontou, inclusive, que de 2009 a 2014 a quantidade de procedimentos passou de 72 mil para 276 mil ao ano e um dos procedimentos mais procurados pelos homens é a redução de mama (ginecomastia).

Em alguns casos os homens apresentam mamas mais salientes e apesar de muitos acharem que o motivo é estar acima do peso, a causa pode ser também o excesso de tecido mamário, relacionado as alterações hormonais. A ginecomastia é um desequilíbrio hormonal que pode afetar os homens em qualquer faixa etária, inclusive em recém-nascidos, devido ao excesso de estrogênio durante a gestação. Nestes casos, ela costuma ser resolvida rapidamente.

Em adolescentes, o problema pode aparecer por volta dos 14 anos de idade e é causado pelo aumento tardio do hormônio masculino (testosterona) em relação ao hormônio feminino (estrogênio), uma condição comum durante a puberdade. Nos adultos, o problema pode estar relacionado diretamente à queda nos níveis de testosterona no organismo.

Mas existe também a pseudoginecomastia que é o aumento do tecido gorduroso. Uma maneira simples de diferenciar as duas é através do exame físico. Ao tatear as mamas, se for possível sentir uma densidade mais dura como se fosse uma “massa”, provavelmente será uma ginecomastia. Se tiver a consistência mais mole e difusa, mais fácil ser uma pseudoginecomastia (que é o excesso de gordura corporal) e ambos os casos tem indicação cirúrgica.

Como tratar o crescimento das mamas nos homens?

O cirurgião plástico é o profissional indicado para este tipo de cirurgia que retirará o excesso de pele e/ou gordura concentrado na região das mamas. Também é possível realizar uma lipoaspiração como complemento, definindo mais o tórax masculino. O tipo de incisão irá depender da quantidade de tecido mamário e/ou gordura do paciente, que geralmente é realizada através de uma incisão periareolar, horizontal ao nível do mamilo ou sulco da mama.

O procedimento é considerado de baixo risco e sua média de duração é de uma hora a duas horas. A anestesia geralmente é a anestesia geral. A internação também pode variar conforme as condições e saúde do paciente, mas é em torno de 12 horas.

Cuidados pós-cirurgicos

Os cuidados pós-cirúrgicos envolvem o uso de uma cinta de compressão torácica por aproximadamente um mês para ajudar no processo de recuperação. O uso desta cinta é muito importante pois ela irá sustentar a área tratada e ajuda a diminuir o edema pós-cirúrgico. Logo após a cirurgia é comum o edema é maior nos primeiros 10 dias e é fundamental evitar esforços físicos nas primeiras duas semanas. A exposição solar é proibida nos primeiros três meses, para evitar que a cicatriz fique marcada, assim como as atividades físicas.

Atenção!

  • Evite esforços nos primeiros 15 dias
  • Não movimente os braços em excesso. Nem pensar em carregar peso nos primeiros três meses
  • Evite a exposição solar nos primeiros três meses
  • Siga sempre as prescrições médicas

Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”