Botox ou Preenchimento com Ácido Hialurônico?

Botox ou Preenchimento com Ácido Hialurônico?



Botox ou Preenchimento com Ácido Hialurônico?

Conheça as diferenças e saiba qual é o tratamento mais indicado para você!

Para aumentar os meus lábios aplico a toxina botulínica ou faço preenchimento com ácido hialurônicoQual é o procedimento que devo adotar para minimizar as rugas formadas pelas expressões faciais? Afinal, qual é a diferença entre essas duas técnicas disponíveis no mercado?

Essas são algumas das perguntas mais frequentes que muitas pessoas fazem quando o assunto é amenizar rugas e linhas de expressão faciais. “Tradicionalmente, o uso da toxina botulínica (mais conhecida por Botox) é feito para tratar o terço superior da face (testa e ao redor dos olhos), mas a sua aplicação pode ser feita para arquear as sobrancelhas, corrigir o sorriso gengival, pescoço e até para tratar a hiperidrose (suor em excesso) nas axilas, mãos e pés”, afirma Bruno Onishi, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O mesmo acontece com o preenchimento com ácido hialurônico. Além de tratar as linhas de expressão da face, ele atua diretamente nas regiões onde tiveram perda de volume de partes moles e inclusive perda de volume ósseo, dando mais volume à ao local. “Em alguns casos não existe apenas a perda de volume e partes moles da face. Precisamos tratar a perda óssea e aí entra o preenchimento facial”, explica o cirurgião.

Cada procedimento possui um mecanismo de ação. O preenchimento com ácido hialurônico repõe o volume perdido em determinadas áreas do rosto e melhora o contorno da face, reduzindo a flacidez. Já a toxina botulínica age na paralisação do músculo. Ou seja, ao evitar o movimento ela impede a contração muscular, responsável por formar a ruga.

Para esclarecer essas dúvidas e as diferenças entre esses dois procedimentos separamos alguns pontos importantes que devem ser conhecidos:

Sobre a Toxina Botulínica (Botox):

Como é o tratamento? 

A toxina botulínica trata as rugas dinâmicas (aquelas feitas quando sorrimos, por exemplo), marcas de expressão (sulco formado entre as sobrancelhas quando expressamos preocupação ou sinal de irritação), pés de galinha, testa franzida e as linhas na testa.

A aplicação pode ser feita no próprio consultório através da injeção da substância nos pontos escolhidos para o tratamento, de acordo com cada paciente. O procedimento dura em torno de 30 minutos. É usado também um creme anestésico na região tornando muito mais confortável o procedimento.

E como ele age? 

O Botox age na paralisação dos músculos faciais. Mais especificamente, os músculos faciais se contraem quando recebem ordens de uma substância chamada acetilcolina. O Botox bloqueia essa substância somente na área que recebeu a aplicação. “A ruga é formada pela contração dos músculos. Quando essa contração não existe, a ruga também deixa de existir”, explica Bruno.

Existem cuidados após a aplicação?  

Bruno explica que o procedimento é tranquilo e que é possível retornar as atividades regulares rapidamente, mas é preciso uma atenção do paciente logo após a aplicação. “É importante usar filtro solar FPS 30 principalmente nos pontos de aplicação, não se deitar nas primeiras três horas e nem massagear o local”.

Quanto tempo dura?  

O tratamento com a toxina botulínica dura entre 4 a 6 meses. Para homens, é considerado um tempo de até 4 meses, já que eles possuem a musculatura maior e mais forte que as mulheres. O efeito do Botox começa a aparecer por volta de 48 horas após a aplicação.

Sobre o preenchimento com ácido hialurônico

Como é o tratamento?

O ácido hialurônico é uma substância que está presente no nosso organismo, sendo que a maior concentração está na pele onde atua preenchendo o espaço entre as células, mantendo a lisa, elástica e bem hidratada. Mas com o tempo a sua concentração diminui e daí pode surgir o aparecimento de rugas.

O preenchimento com ácido hialurônico devolve este volume perdido em determinadas áreas da face consequentemente reduzindo a flacidez. Como ele (o ácido) está presente no nosso corpo, o risco de rejeição do procedimento é praticamente zero”, acrescenta Bruno.

O ácido hialurônico é indicado para preencher as maças do rosto, aumentando o volume e o tônus da região; nas rugas em volta e nos cantos da boca; na região das mandíbulasna têmpora, na região em volta dos olhos (para amenizar olhares profundos e as olheiras); e nos lábios, repondo volume e amenizando aspecto da boca muito fina. Também corrigimos o bigode chinês (área entre a narina e o canto da boca) e sulcos no rosto.

Como é feito o procedimento?

O procedimento é rápido e é feito também no consultório. A aplicação é realizada através de agulhas ou microcânulas que são aplicadas de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a densidade da substancia e a necessidade do paciente. O ácido pode ser aplicado em três densidades (alta, média e baixa). O retorno às atividades é imediato, assim como o resultado. O efeito pode durar em média de 1 ano a 2 anos (depende do tipo e da pessoa) e a substância é absorvida lentamente pelo organismo.


Cadastre-se em nossa newsletter

Quer receber novidades sobre o mundo da Cirurgia Plástica?
Deixe aqui o seu e-mail.

Siga o cirurgião plástico @dr.bruno.onishi no Instagram
e utilize a #brunoonishi”